domingo, 31 de outubro de 2010

ENFIM A VITÓRIA DE DILMA

Há um ano atrás era dada como certo a vitória de Serra nesta eleição, havia muita dúvida se o Presidente Lula conseguiria transmitir votos para a sua candidata. Erraram todos, venceu Dilma, apesar de toda a força que boa parte da mídia, direta ou indiretamente deu ao candidato Serra. Por ora, o povo brasileiro sepultou a possibilidade da volta da política Liberal, da política do Estado Mínimo e da política subordinada aos interesses do capital internacional.

Esta vitória representa a continuidade do projeto que quer um Brasil mais igual. Esta vitória significa que a união dos trabalhadores foi possível enfrentar o capital elegendo LULA, assegurou a sustentação popular do governo, através das reivindicações impôs um caminho a ser percorrido pelo Governo e agora não vacilou e se uniu para eleger a primeira mulher presidente do Brasil.

Certamente esta eleição ficará para a história, um trabalhador representante das classes mais populares do país consegue chegar ao término do segundo mandato a Presidente com o mais alto índice de aprovação e ainda consegue eleger como sucessora uma mulher que sequer tinha disputado uma eleição.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que de fato está jogo nesta eleição


O povo trabalhador está sendo bombardeado com um monte de informações para que o jogo fique embaralhado e crie uma grande confusão na cabeça das pessoas, com essa “cortina de fumaça” cria-se a possibilidade de esconder o que na realidade está em jogo.

Mas o que está em jogo? Esta resposta está ao tempo todo sendo escondida pelos grandes donos da Mídia brasileira (Globo, Folha, Veja e outros), pois eles defendem, em primeiro os seus interesses, os da elite conservadora e os interesses do capital. Para este pessoal não há espaço para defesa do povo trabalhador contra o capital. Basta lembrar como se comporta a RBS quando os trabalhadores da saúde fazem greve.

Mas afinal, o que está em jogo? Está em jogo é o projeto de desenvolvimento do Brasil comandado por representantes da Classe Trabalhadora. Este projeto permite que a renda continue sendo mais bem distribuída e ainda incluindo milhões de pessoas a viver sob uma condição mais digna, com mais perspectiva de conseguir casa própria e ter emprego. Permite que o Brasil dialogue com o mundo de forma independente e não mais de como ator coadjuvante do elenco da Casa Branca comandada pelo Governo Norte Americano.

No velho projeto, o de SERRA (FHC) dos DEMOTUCANOS, não há possibilidade de defesa dos interesses da classe trabalhadora, é um projeto entreguista, como já foi o de FHC. Neste projeto está a desregulamentação trabalhista para retirar direitos dos trabalhadores, é a volta do culto ao Estado Mínimo e com isso vem a privatização e a entrega do serviço Público para as Organizações Sociais. O Petróleo deixará de ser uma riqueza nacional para atender as necessidades do povo brasileiro para atender os anseios do capital internacional, especialmente o norte-americano. Este velho projeto tem como objetivo principal manter o poder da velh elite que comanda este país há 500 anos. São vinte mil famílias que, mais ou menos, controlam 46% de toda a riqueza nacional, sendo que 1% delas possui 44% de todas as terras, por isso, estamos entre os países mais desiguais do mundo, o que equivale dizer, um dos mais injustos e perversos do planeta.

Lembram do tempo de FHC? O que mais se falava era que emprego com carteira assinada estava com os dias contados, tínhamos que criar outras formas de gerar renda e acabar com a CLT, acabar com a era Vargas. O índice de desemprego medido pelo IBGE dobrou neste período. As Universidades Federais ficaram na miséria, não foi criada nenhuma, em oito anos, com isso milhões de brasileiros foram impedidos de cursar um Curso Superior. Também queriam transformar o Brasil em uma colônia norte-americana e atender somente os interesses do capital internacional, neste caso, quanto menos letrados melhor.

Então veja a diferença de projeto para o país na área da Educação, por exemplo: Enquanto o governo de FHC não investiu na criação de Universidades Federais, o Governo Lula criou mais 13 campus, além da ampliação das existentes, passando de 113,9 mil alunos em 2003 para 222,4 mil alunos nas universidades federais. Enquanto no governo FHC foi proibida a criação de novas Escolas Técnicas pela União, no Governo Lula, estão sendo construídas ou implantadas 214 novas unidades, quase o dobro da quantidade existente no país, que era 140 unidades até 2002.

Para o povo trabalhador esclarecido, ou que busca o esclarecimento, não pode haver dúvida sobre qual projeto escolher. Nesta eleição junto com a pessoa para governar você está escolhendo um projeto para o país. O povo trabalhador deste país não pode vacilar. Somente o voto em Dilma presidente dá a certeza que o Brasil será governado para beneficiar a maioria dos brasileiros.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Gengibre poderá ser usado no tratamento do câncer

Estudos apontam que uma espécie de gengibre encontrado na floresta amazônica pode ser muito eficaz no combate ao cancer, o estudo está em fase final. Leia matéria na íntegra. Gengibre poderá ser usado no tratamento do câncer: "O extrato de um novo tipo de gengibre encontrado na Amazônia é mais potente do que os remédios alopáticos utilizados na terapia da doença."

terça-feira, 20 de julho de 2010

PORQUE SERÁ QUE A MIRIA LEITÃO DA GLOBO ANDA TRISTE?

A comentarista de Política e Economia da Rede Globo tem feito seus comentários com um semblante que demonstra tristeza e inquietação. Será porque o crescimento econômico do Brasil acima da sua previsão? Será porque o crescimento do emprego no Brasil este ano foi maior que o crescimento do emprego de todos os países europeus somados? Será porque o seu candidato a presidência do Brasil, José Serra, está escorregando nas pesquisas? O que você acha?

terça-feira, 13 de julho de 2010

PREFEITURA DE SÃO JOSE NÃO CUMPRE LEI SOBRE A TRANSPARENCIA NAS CONTAS PÚBLICAS

A Prefeitura de São José retirou, há mais de duas semanas o Link Contas Públicas da sua página na internet, descumprindo o que determina a Lei Complementar 131/2009.

Esta Lei determina que "liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".

E ainda "todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou o serviço prestado, a pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado;". O texto na íntegra você encontra no site:http://www6.senado.gov.br/sicon/#

Com a implementação destas informações nas páginas da internet pelas Prefeituras e pelos governos estaduais a população tem mecanismos efeticiente para acompanhar a Administração Pública.

domingo, 11 de julho de 2010

DIFERENÇA ENTRE RADICAL E SECTÁRIO

Radical tem a origem etimológca "que se firma nas raízes", seguindo este raciocínio radical é aquele que não é superficial procura ter solidez nas suas posturas. Já o sectário, é o intrasigente, faccioso. Então ser radical é uma virtude e não um defeito.

sábado, 19 de junho de 2010

MAIS UMA VEZ É CHEGADA A HORA DA LUTA E DA SOLIDARIEDADE

No dia 22 de JUNHO começa mais uma greve na saúde. Este é o momento que precisamos da união e a solidariedade de todos os companheiros e companheiras. Quem estiver contra a greve estará ajudando governo negar a possibilidade da incorporação do abono conquistado na última greve. A hora é agora, caso contrário, somente a partir do início de 2011 é que será possível buscar esta incorporação. Geralmente no início de cada governo é difícil conseguir discutir questão salarial, fica o alerta.

A incorporação do abono significa um aumento de mais de 16% sobre os triênios, sobre a Hora Plantão e sobre a Hora Sobreaviso. Faça a sua conta.

Cito estas informações para que cada um entre na greve mais informado e tenha mais convicção sobre a importância desta luta.

Sei que está sendo bastante questionada pelos companheiros e companheiras do HRSJ e IC sobre a decisão da Assembleia Geral que decidiu, por maioria dos presentes, que a categoria irá entrar em greve a partir do dia 22 de Junho. A decisão por greve foi tomada porque não havia outra alternativa para buscar esta incorporação do abono, pois o Governo Pavan, até o momento, tratou apenas de enrolar e efetivamente não negociou nada. Também foi decido por greve mesmo entendendo que não havia mobilização suficiente dos trabalhadores da saúde para fazer este enfrentamento, mas como não havia outra alternativa em função do calendário eleitoral, o qual proíbe reajuste salarial a partir de 04 de Julho, então o Sindicato (Comando) apresentou a proposta de greve com o compromisso de construir a mobilização principalmente nos maiores hospitais da região.

E greve sem mecanizar ponto e sem concentração na frente dos hospitais:
Acho que isso é bom, fica mais fácil para se avaliar o verdadeiro quadro de greve, no passado já fizemos uma boa greve assim. Na minha avaliação se todos os setores se organizassem para vir trabalhar apenas quem estivesse de Hora Plantão já daria uma boa greve e manteria, ainda que de forma muito precária, a continuidade do serviço.
A concentração será na Assembléia Legislativa para evitar pressão da população e da mídia sobre os trabalhadores em greve e também porque devemos manter pressão sobre os deputados para abrir de imediato a negociação.

domingo, 16 de maio de 2010

A IMPORTANCIA DAS CONFERÊNCIAS

Luiz Nassifi, um dos melhores colunistas do Brasil, postou em seu blog uma matéria sobre a importância das conferências. Afirmou que "ao contrário do que a velha mídia dava a entender, as conferências não são locais de prosetelismo nem de tomada de poder. O pessoal da saúde é do Partido da Saúde; o da Assistência Social é do Partido da Assistência Social." Afirma também que "nesse modelo com a participação de dezenas de milhares de pessoas (isso mesmo, apesar de você nunca ter lido nos jornais) abole-se a mediação da classe política e da mídia, as duas entidades entidades que disputavam a exclusividade de falar em nome da opinião pública."

Até poucos anos atrás havia apenas as Conferências de Saúde, somente no Governo Lula é que as Conferências foram ampliadas para outros setores. Tivemos Conferências das Cidades, Conferência da Comunicação, onde a Globo e grande mídia tentou fazer de tudo para desqualificar este fórum de discussão. Em todas são realizados debates muito importante, mesmo com a falte de interesse de muitos governos de estados e municípios.

terça-feira, 4 de maio de 2010

GASTO COM SAÚDE NO BRASIL PRECISA SER MAIOR

O Brasil aplica apenas 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) com saúde, incluindo os gastos do Governo Federal, Estadual e Municipal. Segundo Sérgio Piola, especialista do IPEA, o gasto com saúde é muito baixo para um pais que pretende ter cobertura integral e universal. Estudos do IPEA indicam que seriam necessário um investimento de no mínimo 6,5% do PIB para que haja uma cobertura capaz de garantir um bom serviço de saúde em todas regiões do pais.

domingo, 2 de maio de 2010

A MÍDIA NÃO PODERIA IGNORAR O DIREITO DOS USUÁRIO

As emissoras de rádio e televisão precisam de uma licença do União para funcionar, regidas em contrato, por tempo determinado e sob condiçoes definidas em Lei, portanto, a mídia do rádio e televisão tem a obrigação legal de prestar um serviço público, respeitando principalmente o direito e o interesse dos telespectadores e dos ouvintes e não visar somente os interesses dos seus donos.

A IMPRENSA A SERVIÇO DO GRANDE CAPITAL

No ano passado quando os trabalhadores do Movimento Sem Terra (MST), a imprensa brasileira sempre a serviço do grande capital, não ouviu o motivo da invasão e ainda disse que o MST não pode prejudicar quem produz de forma legal, em nenhum momento citou que aquelas terras são da União e que foram griladas pela CUTRALE e o processo continua na Justiça.
Para conhecer um pouco mais sobre o assunto leia a matéria feita pela Agência Brasil de Fato.